2  Biografia

Image created by DALL·E - A realistic sketch of poet Robert Lowell is sitting in a chair with a book in his hand, wearing glasses.

O poeta Robert Traill Spence Lowell IV, nasceu em 1917, viveu por 60 anos e morreu em 1977. Lowell é considerado um dos poetas mais importantes e influentes do século XX, tendo sido uma figura marcante na poesia americana. Conhecido por sua influência profunda na poesia confessional, um estilo que enfatiza a expressão pessoal e muitas vezes íntima, notável pela intensidade emocional e técnica rigorosa. Uma parte importante de sua obra tem como base suas próprias vivências de graves oscilações de humor. Os escritos autobiográficos de Lowell, incluindo cartas, poemas e prosa, revelam insights críticos sobre sua batalha contra os transtornos mentais, mergulhando nas profundezas de sua própria experiência pessoal, e sua luta contra suas oscilações de humor (Jamison 2017, pag. 8). Esta condição teve um impacto significativo em sua vida e obra, levando-o a períodos de grande criatividade, alternados com episódios de intensa turbulência emocional. Esta luta, marcante em sua vida adulta, envolvendo suas oscilações de humor e alterações de comportamento, causava sofrimento não só a ele mas também aos seus amigos e familiares (Jamison 2017, pag. 6).

Lowell alcançou grande reconhecimento em sua carreira, recebendo inúmeros prêmios, incluindo o Pulitzer Prize for Poetry. Entre suas obras mais famosas estão “Life Studies” e “For the Union Dead”. Sua poesia é marcada por uma mistura de introspecção pessoal, imagens vívidas e uma habilidade incomparável de capturar a complexidade da condição humana.